SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69Monitoring the school environment for physical education in elementary schoolPreliminary course concept: unique concept for a multiple educational reality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SANTOS, Daniel Domingues dos; SCORZAFAVE, Luiz Guilherme; NICOLELLA, Alexandre C.  and  SANT’ANNA, Elder Generozo. Mais é menos? O impacto do projeto 6º ano experimental - SME/RJ. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.718-747.  Epub Dec 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3795.

O objetivo deste estudo é avaliar o impacto de curto prazo do Projeto 6º Ano Experimental e os fatores que mediam esse impacto. Proposto pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro em 2011, sua principal característica é a ampliação para seis anos do primeiro ciclo do ensino fundamental, com a presença de um único professor- -regente lecionando as principais disciplinas. Para avaliar o projeto, foi utilizado o método de diferenças-em-diferenças com pré-pareamento por escore de propensão. Os resultados indicam melhora de 0,16 desvios-padrão para Matemática ao final do primeiro semestre do projeto, para as escolas que ingressaram no 6º Ano Experimental em 2014. Os principais mecanismos que explicam o aumento de desempenho são a melhora no clima em sala de aula, na autonomia pedagógica e na capacitação dos professores.

Keywords : Ensino Fundamental; Avaliação da Educação; Projeto 6° Ano Experimental; Rendimento do Aluno.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )