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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

LACERDA, Leo Lynce Valle de  e  FERRI, Cássia. Conceito preliminar de curso: conceito único para uma realidade educacional múltipla. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.748-772.  Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3970.

Investigou-se o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior e seu principal indicador de regulação, o Conceito Preliminar de Curso. Utilizou-se um ciclo trienal do Exame Nacional dos Estudantes (Enade), englobando 55 áreas de graduação. As relações entre os insumos e a nota do concluinte foram examinadas por regressão linear múltipla, retendose aquelas que apresentaram correlações semiparciais significativas a 5%. O resultado mostrou ausência de relação em 11 das 55 áreas. Nas demais, os insumos com maior frequência de correlações foram a nota da infraestrutura e dos doutores. A frequência de correlações foi maior para as Universidades, apontando que o indicador tem mais propriedade para estas. Os resultados demonstram que o indicador não exibe uma relação entre input e output independente das áreas e instituições, de modo que não pode ser utilizado como indicador de qualidade sem uma avaliação qualitativa do contexto da instituição e do curso.

Palavras-chave : Educação Superior; Sinaes; Enade; Conceito Preliminar de Curso.

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