SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Concepto preliminar de curso: concepto único para una realidad educacional múltipleIndicadores educacionales y responsa bilización escolar: un est udio del “Prêmio Escola Nota Dez” índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BISINOTO, Cynthia  y  ALMEIDA, Leandro S.. Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.774-803.  Epub 01-Dic-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4370.

A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.

Palabras clave : Educação Superior; Avaliação da Educação; Inquéritos Pedagógicos; Qualidade do Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )