SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Conceito preliminar de curso: conceito único para uma realidade educacional múltiplaIndicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BISINOTO, Cynthia  e  ALMEIDA, Leandro S.. Qualidade do ensino na educação superior: sentidos sobre a avaliação. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.774-803.  Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4370.

A prática de avaliar o ensino docente é largamente utilizada na educação superior sob o argumento de assegurar e aperfeiçoar a qualidade da formação, entretanto, está permeada por uma série de tensões e conflitos. Com objetivo de apreender os sentidos atribuídos à avaliação do ensino, estudantes e professores de uma universidade pública foram entrevistados e, para enquadramento das entrevistas, o Manual da Qualidade da universidade foi analisado. Estudantes e professores são favoráveis à avaliação do ensino, mas ressaltam a pouca difusão dos resultados e a fraca utilização do feedback recolhido. Os professores requerem estratégias de apoio institucional. A universidade tem um complexo sistema de qualidade centrado na coleta da informação, carecendo de medidas de apoio e promoção do ensino. Identificam-se como desafios a efetiva implementação da aprendizagem centrada no estudante e a capacidade de reunir evidências que a demonstrem, tomando as práticas de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave : Educação Superior; Avaliação da Educação; Inquéritos Pedagógicos; Qualidade do Ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )