SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Indicadores educacionais e responsabilização escolar: um estudo do “Prêmio Escola Nota Dez”Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para processos educativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

KASMIRSKI, Paula; GUSMAO, Joana  e  RIBEIRO, Vanda. O PAIC e a equidade nas escolas de Ensino Fundamental Cearenses. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.848-872.  Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.3761.

O objetivo deste artigo é verificar se o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) contribuiu para a melhoria da equidade nas redes municipais de ensino do estado do Ceará. Conceituou-se equidade como uma situação em que todos os alunos, independentemente de sua situação de origem, atingem níveis apropriados de resultado. Como medida de resultado, usou-se a proficiência dos alunos em Língua Portuguesa (LP) na Prova Brasil. Avaliou-se o impacto do Paic sobre a probabilidade de um aluno atingir um desempenho adequado pelo método de diferenças-em-diferenças. Concluiu-se que o Paic melhorou a equidade na coorte analisada, pois aumentou a proporção de alunos que atingem a proficiência apropriada em LP, em especial em escolas cuja maioria dos alunos é pobre. A análise da política revelou que o Paic apresenta componentes alinhados com princípios de justiça que se ajustam ao objetivo de equidade na escola de educação básica.

Palavras-chave : Equidade; Avaliação da Educação; Políticas Educacionais; Desigualdades Educacionais.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )