SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 issue69Psychosocial indicators: a wide view of evaluation processesKnowledge and use of educational indicators in the Municipality of Rio de Janeiro author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SALES, Paula Elizabeth Nogueira; HEIJMANS, Rosemary Dore  and  SILVA, Carlos Eduardo Guerra. Análise multinível da Transição estudantil do curso técnico para o ensino superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.896-925.  Epub Dec 01, 2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4095.

Este artigo analisa fatores do estudante e do contexto escolar associados à transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior. Um survey foi conduzido com 1.570 alunos que concluíram ou abandonaram cursos técnicos entre 2006 e 2010, abrangendo 37 instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio de um modelo estatístico hierárquico, que abrangeu três níveis: estudantes, cursos técnicos e instituições de educação profissional. Os resultados apontam que a transição para o ensino superior está associada a fatores dos estudantes (pessoais, socioeconômicos, profissionais e acadêmicos), dos cursos e das instituições técnicas (curso médio concluído na mesma instituição de educação profissional e localização da instituição). Os resultados contribuem para a reflexão sobre estratégias e políticas de melhoria da qualidade do ensino técnico e do acesso à educação superior.

Keywords : Transição Educacional; Educação Profissional; Educação Superior; Análise Multinível.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )