SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Indicadores psicosociales: una mirada ampliada a los procesos educativosConocimiento y uso de indicadores educacionales en el Município de Rio de Janeiro índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SALES, Paula Elizabeth Nogueira; HEIJMANS, Rosemary Dore  y  SILVA, Carlos Eduardo Guerra. Análise multinível da Transição estudantil do curso técnico para o ensino superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.896-925.  Epub 01-Dic-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4095.

Este artigo analisa fatores do estudante e do contexto escolar associados à transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior. Um survey foi conduzido com 1.570 alunos que concluíram ou abandonaram cursos técnicos entre 2006 e 2010, abrangendo 37 instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio de um modelo estatístico hierárquico, que abrangeu três níveis: estudantes, cursos técnicos e instituições de educação profissional. Os resultados apontam que a transição para o ensino superior está associada a fatores dos estudantes (pessoais, socioeconômicos, profissionais e acadêmicos), dos cursos e das instituições técnicas (curso médio concluído na mesma instituição de educação profissional e localização da instituição). Os resultados contribuem para a reflexão sobre estratégias e políticas de melhoria da qualidade do ensino técnico e do acesso à educação superior.

Palabras clave : Transição Educacional; Educação Profissional; Educação Superior; Análise Multinível.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )