SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Indicadores psicossociais: um olhar ampliado para processos educativosConhecimento e uso de indicadores educacionais no Município do Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SALES, Paula Elizabeth Nogueira; HEIJMANS, Rosemary Dore  e  SILVA, Carlos Eduardo Guerra. Análise multinível da Transição estudantil do curso técnico para o ensino superior. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.896-925.  Epub 01-Dez-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4095.

Este artigo analisa fatores do estudante e do contexto escolar associados à transição da formação técnica de nível médio para o ensino superior. Um survey foi conduzido com 1.570 alunos que concluíram ou abandonaram cursos técnicos entre 2006 e 2010, abrangendo 37 instituições da Rede Federal de Educação Profissional de Minas Gerais. Os dados foram analisados por meio de um modelo estatístico hierárquico, que abrangeu três níveis: estudantes, cursos técnicos e instituições de educação profissional. Os resultados apontam que a transição para o ensino superior está associada a fatores dos estudantes (pessoais, socioeconômicos, profissionais e acadêmicos), dos cursos e das instituições técnicas (curso médio concluído na mesma instituição de educação profissional e localização da instituição). Os resultados contribuem para a reflexão sobre estratégias e políticas de melhoria da qualidade do ensino técnico e do acesso à educação superior.

Palavras-chave : Transição Educacional; Educação Profissional; Educação Superior; Análise Multinível.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )