SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.28 número69Análisis multinivel de la transición estudiantil del curso técnico a la educación superiorEvaluación de la organización de los planes municipales de educación relacionados a el PNE 2014-2024 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

CERDEIRA, Diana Gomes da Silva et al. Conhecimento e uso de indicadores educacionais no Município do Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2017, vol.28, n.69, pp.926-968.  Epub 01-Dic-2017. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v28i69.4104.

O objetivo do artigo é descrever e analisar os resultados de uma pesquisa em que buscávamos saber se havia relação entre o conhecimento técnico sobre as avaliações em larga escala e o uso efetivo dos indicadores por elas produzidos. Articulamos abordagem qualitativa - grupos focais e observação sistemática no âmbito de um curso de formação para gestores escolares - e quantitativa - web survey realizado com diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos de escolas da rede municipal de educação do Rio de Janeiro. Nosso principal argumento é que a ampliação do conhecimento sobre os sistemas de avaliação em larga escala tende a reduzir as resistências e permitir que as equipes de gestão escolar incorporem os dados como orientadores de suas ações práticas.

Palabras clave : Indicadores Educacionais; Avaliação da Educação; Formação Continuada; Gestão Escolar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )