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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ROLDAO, Maria do Céu  e  ALMEID, Sílvia de. Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas: promessa ou oportunidade perdida?. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.8-46. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4757.

Na década de 1990, as políticas educativas internacionais e o campo teórico dos estudos curriculares conferiram centralidade ao debate sobre o currículo, conduzindo, nos países de tradição centralista, à passagem do paradigma do currículo uniforme, prescritivo, para um paradigma de contextualização curricular. Em Portugal, a introdução deste paradigma pelas políticas curriculares determinou a necessidade de prescrever às escolas a elaboração de um projeto curricular. A partir de então, a literatura tem demonstrado uma conceção das dinâmicas de construção, implementação e avaliação de projetos curriculares como documentos burocráticos, obedecendo a uma lógica da normatividade decretada, elaborados sobretudo para os painéis de avaliação externa das escolas, incapazes deste modo de implementar mudanças nas práticas curriculares. Neste texto, apresentam-se os resultados da avaliação de 12 projetos curriculares de uma rede colaborativa de escolas portuguesas com recurso à análise de conteúdo.

Palavras-chave : Contextualização Curricular; Avaliação Curricular; Projetos Curriculares; Política Educacional.

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