SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Contextualização curricular numa rede de escolas portuguesas: promessa ou oportunidade perdida?La (des)igualdad de conocimiento en el ciclo de alfabetización índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FURTADO, Clayton Sirilo do Valle  y  SOARES, Tufi Machado. Impacto da bonificação educacional em Pernambuco. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.48-76. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3940.

O artigo busca avaliar o impacto do Bônus de Desempenho Educacional, que constitui um incentivo pago aos funcionários das escolas da rede estadual de Pernambuco mediante o cumprimento de metas educacionais preestabelecidas. O objetivo principal é verificar se essa política de bonificação propiciou um melhor desempenho nas proficiências das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática entre 2008 e 2012. A metodologia para abordar essa questão consiste no uso de escores de propensão para produzir pareamentos, em que cada escola da rede estadual (que participa da política de bonificação) é comparada a uma escola similar da rede municipal (que não dispõe de tal política). Afere-se, como principal resultado, que as escolas estaduais obtiveram, no 9º ano do ensino fundamental, um ganho de cinco pontos em relação àquelas da rede municipal.

Palabras clave : Accountability; Avaliação de Políticas Educacionais; Bônus de Desempenho Educacional; Método das Diferenças em Diferenças.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )