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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

FURTADO, Clayton Sirilo do Valle  e  SOARES, Tufi Machado. Impacto da bonificação educacional em Pernambuco. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.48-76. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3940.

O artigo busca avaliar o impacto do Bônus de Desempenho Educacional, que constitui um incentivo pago aos funcionários das escolas da rede estadual de Pernambuco mediante o cumprimento de metas educacionais preestabelecidas. O objetivo principal é verificar se essa política de bonificação propiciou um melhor desempenho nas proficiências das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática entre 2008 e 2012. A metodologia para abordar essa questão consiste no uso de escores de propensão para produzir pareamentos, em que cada escola da rede estadual (que participa da política de bonificação) é comparada a uma escola similar da rede municipal (que não dispõe de tal política). Afere-se, como principal resultado, que as escolas estaduais obtiveram, no 9º ano do ensino fundamental, um ganho de cinco pontos em relação àquelas da rede municipal.

Palavras-chave : Accountability; Avaliação de Políticas Educacionais; Bônus de Desempenho Educacional; Método das Diferenças em Diferenças.

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