SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70La (des)igualdad de conocimiento en el ciclo de alfabetizaciónEvaluación del aprendizaje profesional en el prácticum supervisado: estudio exploratorio en la educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

PIMENTA, Cláudia Oliveira. Avaliação da educação infantil na Austrália: contribuições para o Brasil. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.108-132. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5143.

Este artigo tem o propósito de apresentar resultados de investigação cujo objetivo foi identificar eventuais contribuições da experiência de avaliação da educação infantil australiana para a análise de iniciativas da mesma natureza, em curso no Brasil. Tem como base análise documental e informações coletadas in loco, quando da realização de estágio de pesquisa no exterior, na Graduate School of Education da Universidade de Melbourne, Austrália, em 2016. Os resultados do estudo evidenciam que o desenho avaliativo australiano reflete a preocupação com dimensões da qualidade consideradas fundamentais pela legislação e documentos norteadores da educação infantil no Brasil, ainda que os contextos social e educacional de ambos os países sejam bem diferentes. Ademais, indicam a importância da articulação e colaboração entre entes federados para a implantação de políticas voltadas para a primeira infância.

Palabras clave : Avaliação da Educação; Educação Infantil; Qualidade da Educação; Austrália.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )