SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70A (des)igualdade de conhecimento no ciclo de alfabetizaçãoAvaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

PIMENTA, Cláudia Oliveira. Avaliação da educação infantil na Austrália: contribuições para o Brasil. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.108-132. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5143.

Este artigo tem o propósito de apresentar resultados de investigação cujo objetivo foi identificar eventuais contribuições da experiência de avaliação da educação infantil australiana para a análise de iniciativas da mesma natureza, em curso no Brasil. Tem como base análise documental e informações coletadas in loco, quando da realização de estágio de pesquisa no exterior, na Graduate School of Education da Universidade de Melbourne, Austrália, em 2016. Os resultados do estudo evidenciam que o desenho avaliativo australiano reflete a preocupação com dimensões da qualidade consideradas fundamentais pela legislação e documentos norteadores da educação infantil no Brasil, ainda que os contextos social e educacional de ambos os países sejam bem diferentes. Ademais, indicam a importância da articulação e colaboração entre entes federados para a implantação de políticas voltadas para a primeira infância.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Educação Infantil; Qualidade da Educação; Austrália.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )