SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue70Evaluation of early childhood education in Australia: contributions for BrazilMissing data in educational assessment: a comparison of data treatment methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

ARAUJO, Sara Barros  and  ANTUNES, Ana Pereira. Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.134-154. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4365.

O presente estudo visa analisar processos de avaliação da aprendizagem profissional na formação prática, considerando o perfil específico de desempenho docente na educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório em que participaram estudantes que frequentaram a componente de estágio de um mestrado de natureza profissionalizante em contexto português. Os dados foram recolhidos através de um instrumento de avaliação composto por 25 dimensões organizadas em quatro domínios (Observação, Planificação, Ação e Reflexão), aplicado em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. Os resultados evidenciaram evolução positiva e estatisticamente significativa em 21 das 25 dimensões analisadas, entre os dois momentos de avaliação. Os dados permitem retirar ilações acerca de percursos de aprendizagem de competências profissionais e das potencialidades de uma abordagem autêntica e coparticipada na avaliação da formação prática e na compreensão endógena dos processos formativos.

Keywords : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento Profissional; Estágio Supervisionado; Educação Infantil.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )