SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Avaliação da educação infantil na Austrália: contribuições para o BrasilDados ausentes em avaliações educacionais: comparação de métodos de tratamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ARAUJO, Sara Barros  e  ANTUNES, Ana Pereira. Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantil. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.134-154. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4365.

O presente estudo visa analisar processos de avaliação da aprendizagem profissional na formação prática, considerando o perfil específico de desempenho docente na educação infantil. Trata-se de um estudo exploratório em que participaram estudantes que frequentaram a componente de estágio de um mestrado de natureza profissionalizante em contexto português. Os dados foram recolhidos através de um instrumento de avaliação composto por 25 dimensões organizadas em quatro domínios (Observação, Planificação, Ação e Reflexão), aplicado em dois momentos: avaliação reguladora e avaliação final. Os resultados evidenciaram evolução positiva e estatisticamente significativa em 21 das 25 dimensões analisadas, entre os dois momentos de avaliação. Os dados permitem retirar ilações acerca de percursos de aprendizagem de competências profissionais e das potencialidades de uma abordagem autêntica e coparticipada na avaliação da formação prática e na compreensão endógena dos processos formativos.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Desenvolvimento Profissional; Estágio Supervisionado; Educação Infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )