SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Avaliação da aprendizagem profissional no estágio supervisionado: estudo exploratório na educação infantilAustrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VINHA, Luis Gustavo do Amaral  e  LAROS, Jacob Arie. Dados ausentes em avaliações educacionais: comparação de métodos de tratamento. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.156-187. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.3916.

Os dados ausentes são comuns nas avaliações educacionais. Por isso, o uso de métodos adequados torna-se fundamental para reduzir o impacto da perda de informação. O objetivo deste estudo é comparar o desempenho de quatro métodos de tratamentos de dados ausentes (imputação pela média, listwise deletion, máxima verossimilhança e imputação múltipla), tendo como base o uso de modelos de regressão aplicados aos dados da avaliação educacional realizada no estado do Ceará. Foram utilizadas informações de 7.000 estudantes, simulando- -se diversos cenários de acordo com o percentual e o tipo de ausência. A imputação pela média apresentou o pior desempenho em todos os cenários simulados e os demais métodos mostraram resultados semelhantes entre si. Verificou-se ainda que o uso de variáveis auxiliares na estimação por máxima verossimilhança e imputação múltipla reduziu o viés das estimativas de parâmetros importantes do modelo quando a ausência simulada não é ao acaso.

Palavras-chave : Tratamento de Dados Ausentes; Avaliação da Educação; Desempenho Acadêmico; Simulação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )