SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Datos ausentes en evaluaciones educacionales: comparación de métodos de tratamientoEvaluación institucional en la educación básica: los desafíos de la implementación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GARCIA, Paulo Sérgio; FAZIO, Xavier; PANIZZON, Debra  y  BIZZO, Nelio. Austrália, Brasil e Canadá: impacto das avaliações no ensino de ciências. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.188-221. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4824.

A cultura global de testes se expandiu rapidamente nas últimas décadas. Nessas avaliações, as áreas mais comumente testadas são as de Linguagem e Matemática (LM). O foco e as políticas de responsabilização têm trazido consequências para o ensino de Ciências. Neste estudo reúnem-se evidências do Brasil, do Canadá e da Austrália para compreender as implicações dessas políticas para o ensino de Ciências, com base em pesquisas recentemente publicadas. Os resultados mostraram que a cultura dos testes, com ênfase em LM, e as políticas de responsabilização têm gerado o descaso e a negligência com o ensino de Ciências, causado sobretudo pelos sistemas de ensino e pelos gestores escolares, que criam iniciativas, ações e projetos voltados para atingir os resultados e metas em LM.

Palabras clave : Ensino de Ciências; Testes; Políticas Educacionais; Responsabilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )