SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Australia, Brasil y Canadá: impacto de las evaluaciones en la enseñanza de cienciasPrácticas lectivas de matemáticas en aulas de primária índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SIVERES, Luiz  y  SANTOS, José Roberto de Souza. Avaliação institucional na educação básica: os desafios da implementação. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.222-253. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5075.

O objetivo deste artigo é o de analisar os fatores relacionados com a implementação de avaliações institucionais em redes de ensino e em escolas. O corpus do estudo foi constituído por artigos que discutem resultados de pesquisas acerca da implementação desse tipo de avaliação na educação básica publicados em periódicos nacionais. As evidências presentes nos estudos permitem afirmar que o fator que mais influencia a implementação da avaliação institucional é o desenvolvimento da gestão democrática das escolas. Por outro lado, o trabalho coletivo e a participação da comunidade escolar foram identificados como mudanças decorrentes de tal implementação. Conclui-se que a avaliação institucional é um processo condicionado a outras mudanças na escola e na rede. Não obstante, quando implementada, ela contribui para muitas dessas mudanças. Assim, se se pretende desenvolvê-la, o melhor a fazer é iniciá-la e pô-la em prática, aperfeiçoando-a enquanto é praticada.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Educação Básica; Gestão Democrática; Implementação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )