SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número70Evaluación institucional en la educación básica: los desafíos de la implementaciónIndicadores educacionales de matrículas de estudiantes con discapacidad en Brasil (1974-2014) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

LUCENA, Isabel Cristina Rodrigues de; DIAS, Josete Leal  y  BORRALHO, António Manuel Águas. Práticas letivas de sala de aula de matemática nos anos iniciais. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.70, pp.254-274. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.5107.

Este artigo visa caracterizar as práticas letivas que ocorrem nas salas de aula dos anos iniciais, na área curricular de matemática, a partir de uma pesquisa em cooperação internacional. Por meio de uma metodologia de investigação qualitativa, em que a recolha de dados foi realizada a partir de observações de aulas e entrevistas assentes numa matriz de investigação, foram elaboradas sínteses conclusivas e interpretativas as quais denominamos de narrativas. A análise dessas narrativas mostrou alguns resultados: práticas avaliativas ainda centradas na classificação; participação efetiva dos alunos no processo de ensino e aprendizagem muito reduzida; ausência de integração no que diz respeito à relação entre os processos de ensino, avaliação e aprendizagem; dentre outras. Pelo estudo ainda é possível afirmar que há um desejo de se realizar uma avaliação para as aprendizagens, porém é necessário fortalecer o campo teórico sobre avaliação para que em aula se possam problematizar e transgredir práticas estabelecidas.

Palabras clave : Processo de Ensino-Aprendizagem; Avaliação das Aprendizagens; Matemática; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )