SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Avaliação educacional: concepções e embates teóricos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BARBETTA, Pedro Alberto; ANDRADE, Dalton Francisco de  e  TAVARES, Héliton Ribeiro. Estudo de fatores associados através de regressão quantílica hierárquica. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.320-349. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.4973.

Este trabalho apresenta uma abordagem não usual em estudo de fatores associados ao desempenho escolar, utilizando regressões quantílicas hierárquicas. Enquanto na abordagem tradicional tem-sepor objetivo identificar fatores importantes com base nos indivíduos da faixa intermediária de proficiência, nesta aqui apresentada procura-se detectar efeitos nos quantis da distribuição de proficiência, permitindo identificar como determinado fator influencia estudantes de baixa, intermediária e alta proficiências. São realizadas a descrição da metodologia adotada e uma aplicação com os dados das provas de Língua Portuguesa e Matemática do 8º ano do ensino fundamental doestado do Pará, em 2016.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Fatores Associados; Regressão Quantílica Hierárquica; Rendimento Escolar.

        · resumo em Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )