SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue71A study on associated factors through hierarchical quantile regressionLearning processes and learning assessment for expertise development author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

SILVA, Assis Leão da  and  GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.350-384. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.5048.

O artigo objetiva realizar uma discussão teórica ao revisitar, sistematizar e refletir a respeito de distintas concepções de avaliação e de suas tendências no campo da avaliação educacional. A construção histórica dessas concepções de avaliação sinaliza, em suas origens, determinadas demandas que alteram a ênfase da avaliação educacional em cada momento do campo da avaliação educacional. Destaca-se que, no contexto atual, a compreensão a respeito da avaliação educacional está associada ao hibridismo de distintas concepções de avaliação. Esse hibridismo, materializado nas políticas de avaliação, tem posto em evidência um momento de transição nas tendências das concepções de avaliação, com avanços e recuos importantes no alcance, objetos e lógica da avaliação educacional, ao combinar harmonização ou conflitos das/entre concepções de avaliação.

Keywords : Concepções de Avaliação; Tendências de Avaliação; Políticas de Avaliação; Avaliação Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )