SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Estudio de factores asociados a través de regresión cuantílica jerárquicaProcesos de estudio y evaluación del aprendizaje en el desarrollo de la expertise índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

SILVA, Assis Leão da  y  GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.350-384. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.5048.

O artigo objetiva realizar uma discussão teórica ao revisitar, sistematizar e refletir a respeito de distintas concepções de avaliação e de suas tendências no campo da avaliação educacional. A construção histórica dessas concepções de avaliação sinaliza, em suas origens, determinadas demandas que alteram a ênfase da avaliação educacional em cada momento do campo da avaliação educacional. Destaca-se que, no contexto atual, a compreensão a respeito da avaliação educacional está associada ao hibridismo de distintas concepções de avaliação. Esse hibridismo, materializado nas políticas de avaliação, tem posto em evidência um momento de transição nas tendências das concepções de avaliação, com avanços e recuos importantes no alcance, objetos e lógica da avaliação educacional, ao combinar harmonização ou conflitos das/entre concepções de avaliação.

Palabras clave : Concepções de Avaliação; Tendências de Avaliação; Políticas de Avaliação; Avaliação Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )