SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Estudo de fatores associados através de regressão quantílica hierárquicaProcessos de estudo e avaliação da aprendizagem no desenvolvimento da expertise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, Assis Leão da  e  GOMES, Alfredo Macedo. Avaliação educacional: concepções e embates teóricos. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.350-384. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.5048.

O artigo objetiva realizar uma discussão teórica ao revisitar, sistematizar e refletir a respeito de distintas concepções de avaliação e de suas tendências no campo da avaliação educacional. A construção histórica dessas concepções de avaliação sinaliza, em suas origens, determinadas demandas que alteram a ênfase da avaliação educacional em cada momento do campo da avaliação educacional. Destaca-se que, no contexto atual, a compreensão a respeito da avaliação educacional está associada ao hibridismo de distintas concepções de avaliação. Esse hibridismo, materializado nas políticas de avaliação, tem posto em evidência um momento de transição nas tendências das concepções de avaliação, com avanços e recuos importantes no alcance, objetos e lógica da avaliação educacional, ao combinar harmonização ou conflitos das/entre concepções de avaliação.

Palavras-chave : Concepções de Avaliação; Tendências de Avaliação; Políticas de Avaliação; Avaliação Educacional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )