SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Avaliação educacional: concepções e embates teóricosPercepções discentes Sobre avaliação da Aprendizagem em uma Gestão municipal Democrática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

ROSA, Gustavo Danicki Aureliano  e  GALVAO, Afonso Celso Tanus. Processos de estudo e avaliação da aprendizagem no desenvolvimento da expertise. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.386-412. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.4265.

Desenvolve-se uma análise de protocolos verbais de processos de estudo, tendo como inspiração a taxonomia de objetivos educacionais de Bloom et al. (1977), para a geração de subsídios para a avaliação educacional. Os protocolos foram gerados a partir da entrevista com seis indivíduos que realizaram o estudo com materiais de domínio e não domínio inferido. Os resultados da pesquisa sugerem que: i) informações importantes para o realinhamento das ações em uma situação de ensino e aprendizagem podem ser obtidas, tais como termos-chave que tenham significado para os indivíduos e que estejam inseridos em materiais de não domínio; e ii) uma categorização como a proposta neste estudo para a tomada de decisão pode contribuir para o trabalho efetivo do estudante em situações adequadas ao seu nível de desenvolvimento rumo ao domínio completo de determinado material de estudo.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Taxonomia; Resolução de Problemas; Desenvolvimento Cognitivo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )