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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MACHADO, Cristiane et al. Percepções discentes Sobre avaliação da Aprendizagem em uma Gestão municipal Democrática. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.414-437. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.5236.

Este artigo tem o objetivo de analisar as percepções de alunos sobre avaliação da aprendizagem no âmbito da política educacional implementada na rede municipal de Santo André (SP). Apresenta um estudo qualitativo que elaborou uma triangulação analítica entre aspectos do contexto da política educacional do município pautada na perspectiva de gestão democrática, com base em documentos oficiais; discute a literatura da área dos estudos sobre avaliação de aprendizagem; e apresenta informações colhidas, por meio de grupos focais, junto aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I de duas escolas municipais. As entrevistas foram examinadas com base na análise de conteúdo. Os dados demonstram que os alunos percebem a avaliação de forma positiva, como um instrumento que estimula e colabora com avanços na aprendizagem em sala de aula, indicando possíveis reflexos dos princípios da gestão democrática instaurada na educação municipal.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino Fundamental; Gestão Democrática; Políticas Educacionais.

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