SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Avaliação e recuperação nos ginásios estaduais pluricurriculares experimentais - GEPES (1967-1969)Avaliação na Educação infantil e formação contínua de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

SILVA, João Luís Coletto da  e  SILVEIRA, Éder da Silva. Avaliação emancipatória do ensino médio politécnico: experiências etnográficas na educação física. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.472-503. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.4950.

Propõe-se, neste artigo, analisar experiências de avaliação da Educação Física escolar com a “avaliação emancipatória”, denominação utilizada durante a vigência da reforma curricular ocorrida na rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Sul em 2012, e que vigorou até 2016. Trata-se de uma abordagem qualitativa e etnográfica, com utilização de entrevistas, observação participante e análise documental. A pesquisa empírica envolveu o acompanhamento de duas turmas de ensino médio politécnico, de duas diferentes escolas, nas aulas de Educação Física e nos conselhos de classe de um trimestre letivo de 2016. Por meio da triangulação, os dados foram analisados a partir das categorias regulação e emancipação. Distintas tensões e contradições ocorreram nas práticas avaliativas, e também ficou evidente a presença de elementos que as influenciaram no sentido da manutenção da regulação, e não da participação e da emancipação.

Palavras-chave : Avaliação da Aprendizagem; Ensino Médio; Educação Física; Regulação.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )