SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Avaliação emancipatória do ensino médio politécnico: experiências etnográficas na educação físicaJuvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MOREIRA, Juliana Corrêa  e  TOMAZZETTI, Cleonice Maria. Avaliação na Educação infantil e formação contínua de professores. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.504-527. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v0ix.4507.

Este artigo trata dos resultados a que se chegou na pesquisa de mestrado, desenvolvida por meio de uma investigação-ação educacional (IAE) com o grupo de professoras de uma instituição pública de educação infantil da rede municipal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Focalizou a avaliação na educação infantil buscando compreender sua relação com a qualidade das práticas pedagógicas das professoras que atuam junto às crianças menores de 3 anos. O estudo investigou as práticas avaliativas que se realizam naquele contexto, tendo em vista a qualificação das práticas pedagógicas a partir do processo reflexivo gerado nas professoras. Os resultados indicam que esse é um processo em desenvolvimento no contexto pesquisado, além de evidenciarem a potencialidade da avaliação para a formação contínua dos professores e, consequentemente, a qualificação dos contextos educativos para a infância.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Investigação-Ação; Formação Contínua; Educação Infantil.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )