SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número71Juvenilização da EJA como efeito colateral das políticas de responsabilização índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

HOTTZ, Ângelo Damaceno; FERREIRA, Clécio Da Silva  e  VILARDI, Leonardo Ostwald. Um novo modelo de EJA para o ensino médio no Rio de Janeiro. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.71, pp.554-582. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/18222/eae.v29i71.4707.

O presente artigo analisa os resultados de uma modalidade de ensino voltada para alunos que, na idade oportuna, não puderam cursar a educação básica. Hoje a Educação de Jovens e Adultos (EJA) atende, inclusive, o ensino médio. A Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (Seeduc-RJ), até 2013, ofertava o ensino médio na modalidade EJA em três fases semestrais e, somente a partir desse mesmo ano, tendo observado os desempenhos insuficientes da fase III no Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj), foi introduzida na rede de ensino uma nova proposta de oferta de EJA em quatro módulos, também semestrais. Este artigo analisa os resultados do Saerj mensurando o quanto esse novo desenho de EJA, em seu primeiro ciclo, do módulo I ao módulo IV, foi capaz de elevar a proficiência média em Língua Portuguesa e Matemática, estimada para os concluintes do módulo IV, em relação à proficiência média dos concluintes da fase III, estimada em anos anteriores a 2014.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Proficiência; Educação de Jovens e Adultos (Eja); Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Rio de Janeiro (Saerj).

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )