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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

GUIMARAES, Edilene Rocha  e  ESTEVES, Manuela. Sistemas de avaliação da educação superior em Portugal e Brasil. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.596-630. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5200.

O artigo apresenta um estudo comparado entre Portugal e Brasil sobre os sistemas de avaliação da educação superior e suas influências nos currículos de formação inicial de professores. Utilizou-se a metodologia qualitativa para analisar como os sistemas de avaliação constituem referencial básico para os processos de regulação e supervisão da educação superior, a fim de promover a melhoria da qualidade e valorização das identidades institucionais. Os resultados indicam que o processo de avaliação externa tem influenciado os currículos, pois destacam os aspectos positivos e os pontos fortes dos cursos, reforçando concepções e práticas curriculares atuais. Conclui-se que os processos de regulação e supervisão, ao referenciarem os resultados da avaliação externa que valorizam as identidades institucionais, criam estratégias políticas para que a gestão institucional assuma a responsabilização e prestação de contas pela melhoria da qualidade da formação inicial de professores.

Palavras-chave : Sistemas de Avaliação; Educação Superior; Currículo; Formação Inicial do Professor.

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