SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72A avaliação institucional em uma coordenadoria regional de educaçãoCategorias do juízo professoral: entre Interpretações, Julgamentos e Implicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

MOTA, Maria Océlia. Implementação de políticas públicas educacionais na perspectiva dos agentes burocráticos. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.684-709. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5656.

Este estudo traz para o campo da educação novas possibilidades para a análise da implementação de políticas educacionais, ao procurar compreender o processo de implementação do Prêmio Escola Nota Dez (PENDez) no estado do Ceará, por meio da percepção dos agentes implementadores em quatro pares de escolas parceiras da região do Cariri (CE). As escolhas teórico-metodológicas na perspectiva da Burocracia de Nível de Rua e da Burocracia de Médio Escalão abriram um leque de possibilidades de pesquisa junto aos agentes implementadores e sua interação com o contexto da política. A pesquisa mostra que os agentes implementadores fazem adaptações no currículo, na avaliação e no trabalho pedagógico para a obtenção da premiação. Além disso, essas intervenções afetam a interpretação do PENDez e sua implementação e, por isso, a política termina sendo adaptada às possibilidades e aos constrangimentos impostos pelas agências implementadoras.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Educação; Avaliação da Educação; Metodologia.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )