SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72Implementación de políticas públicas educacionales desde la perspectiva de los agentes burocráticosConsejo de clase con participación estudiantil: comprensiones sobre la evaluación del aprendizaje índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

OLIVEIRA, Jaqueline Maas  y  MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. Categorias do juízo professoral: entre Interpretações, Julgamentos e Implicações. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.710-737. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4774.

Este artigo tem como objetivo discutir o julgamento professoral realizado pelos agentes escolares nos momentos dos conselhos de classe de um colégio público estadual. Trata-se do conjunto de achados derivados de uma pesquisa qualitativa que teve, como principal técnica para a produção de dados, observações dos conselhos de classe e, em seguida, a análise de documentos escolares. Tais elementos foram organizados e interpretados tendo como fio condutor a teoria sociológica de Pierre Bourdieu e a análise de conteúdos de Bardin (2011). Os dados empíricos possibilitaram a categorização dos elementos observados, especificadamente, as adjetivações proferidas sobre os estudantes, o que viabilizou a constatação de que aspectos extraescolares são mais lembrados pelos educadores do que aqueles relacionados ao desenvolvimento acadêmico. Ademais, apurou-se que as expectativas prognosticadas pelos professores frente aos discentes cumpriram-se e que aspectos relacionados à estrutura familiar tiveram significância durante o julgamento.

Palabras clave : Conselho de Classe; Juízo Professoral; Avaliação da Aprendizagem; Bourdieu, Pierre.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )