SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72Implementação de políticas públicas educacionais na perspectiva dos agentes burocráticosConselho de classe com participação estudantil: compreensões sobre avaliação da aprendizagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

OLIVEIRA, Jaqueline Maas  e  MEDEIROS, Cristina Carta Cardoso de. Categorias do juízo professoral: entre Interpretações, Julgamentos e Implicações. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.710-737. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4774.

Este artigo tem como objetivo discutir o julgamento professoral realizado pelos agentes escolares nos momentos dos conselhos de classe de um colégio público estadual. Trata-se do conjunto de achados derivados de uma pesquisa qualitativa que teve, como principal técnica para a produção de dados, observações dos conselhos de classe e, em seguida, a análise de documentos escolares. Tais elementos foram organizados e interpretados tendo como fio condutor a teoria sociológica de Pierre Bourdieu e a análise de conteúdos de Bardin (2011). Os dados empíricos possibilitaram a categorização dos elementos observados, especificadamente, as adjetivações proferidas sobre os estudantes, o que viabilizou a constatação de que aspectos extraescolares são mais lembrados pelos educadores do que aqueles relacionados ao desenvolvimento acadêmico. Ademais, apurou-se que as expectativas prognosticadas pelos professores frente aos discentes cumpriram-se e que aspectos relacionados à estrutura familiar tiveram significância durante o julgamento.

Palavras-chave : Conselho de Classe; Juízo Professoral; Avaliação da Aprendizagem; Bourdieu, Pierre.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )