SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72Categorías del juicio profesoral: entre interpretaciones, juicios e implicacionesEvaluación y registro en el currículo cultural de la educación física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MAGNATA, Rubia Cavalcante Vicente  y  ABRANCHES, Ana de Fátima Pereira de Sousa. Conselho de classe com participação estudantil: compreensões sobre avaliação da aprendizagem. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.738-773. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4907.

Este artigo tem como objetivo analisar a participação de estudantes em conselho de classe e os possíveis significados dessa para a avaliação da aprendizagem. Partiu-se da compreensão de que tal participação e a interação com os docentes nesse espaço podem se constituir como elemento de fundamental importância para favorecer a autonomia e o desenvolvimento dos estudantes e, ainda, outras práticas de aprendizagens e avaliação. Apoiado na pesquisa de natureza qualitativa, foi realizado um estudo de caso em uma escola que possui conselho de classe com participação dos estudantes. As compreensões dos sujeitos que integram o conselho de classe revelam que a participação estudantil consegue proporcionar uma relação mais horizontal, de diálogo e negociação entre docentes e estudantes, o que favorece algumas reflexões e mudanças nos sujeitos que compõem o processo de ensino e aprendizagens.

Palabras clave : Conselho de Classe; Participação do Aluno; Avaliação da Aprendizagem; Relação Professor-Aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )