SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72Consejo de clase con participación estudiantil: comprensiones sobre la evaluación del aprendizajeEnseñanza de la evaluación en los cursos de educación física de América Latina índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

MULLER, Arthur  y  NEIRA, Marcos Garcia. Avaliação e registro no currículo cultural da educação física. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.774-800. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5030.

A avaliação abarca um dos temas mais controversos e polêmicos dentro do sistema educacional. De acordo com a atitude curricular, essa prática adquire os mais variados contornos, podendo assumir desde um caráter classificatório e excludente, até um caráter investigativo ou analítico. Adotar esse segundo viés implica o desprendimento da quantificação, da atribuição de valores para aprendizagens ditas bem-sucedidas e a classificação dos estudantes. O presente artigo tem como objetivo analisar a função que o registro adquire no currículo cultural da Educação Física. Para tanto, submetemos ao escrutínio documentação pedagógica elaborada por um professor que atua em uma escola estadual paulista, analisando como reorganiza suas ações didáticas de acordo com os registros das atividades de ensino e das respostas dos estudantes. Os resultados evidenciam o potencial do registro como recurso para a avaliação do trabalho realizado e a consequente reorientação da rota.

Palabras clave : Educação Física; Avaliação; Currículo Cultural; Registro.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )