SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72Avaliação e registro no currículo cultural da educação físicaO efeito retroativo de um exame de proficiência para professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

PAULA, Sayonara Cunha de; FERREIRA NETO, Amarílio; STIEG, Ronildo  e  SANTOS, Wagner dos. Ensino da avaliação nos cursos de educação física da América Latina. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.802-830. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.5326.

Este artigo analisa como a avaliação do ensino e da aprendizagem é prescrita nos currículos dos cursos de formação de professores em Educação Física em sete países da América Latina. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, do tipo exploratória, que assume a análise crítico-documental como abordagem teórico-metodológica e o Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes e de Questionnaires (IRaMuTeQ) como ferramenta de auxílio para análise. Utiliza, como fontes, 14 planos de disciplinas de avaliação. A análise dos dados indica que as disciplinas se propõem a discutir e ensinar a avaliação do processo de ensino e da aprendizagem, suas implicações para o contexto da educação básica, projeção de possibilidades de práticas avaliativas e estabelece a relação teoria e prática. Esse movimento evidencia-se com a presença de algumas palavras, como “instrumento”, “técnica”, “prática”, articulando-se também com a “teoria e a concepção de avaliação” que lhe oferece suporte, relacionando-se com a “Educação Física” no contexto da educação profissional.

Palavras-chave : Avaliação da Educação; Educação Física; Formação de Professores; Currículo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )