SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72Enseñanza de la evaluación en los cursos de educación física de América LatinaEvidencias de validez de contenido de la prueba de psicología del ENADE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

QUEIROZ, Rodrigo Nascimento de  y  CONSOLO, Douglas Altamiro. O efeito retroativo de um exame de proficiência para professores. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.832-857. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4547.

O presente artigo aborda questões relativas ao efeito retroativo em torno da experiência durante a aplicação do Exame de Proficiência para Professores de Língua Estrangeira (EPPLE). O debate está ancorado nos seguintes princípios: a) a avaliação no ensino e aprendizagem de línguas; b) a proficiência linguístico-comunicativo- -pedagógica (PLCP) de professores de línguas; e c) as experiências materializadas como efeitos retroativos na prática avaliativa. A abordagem qualitativa auxilia na interpretação das narrativas de dois professores de Língua Inglesa (LI). A análise interpretativa dos aspectos discursivos indica que os impactos possibilitam o resgate da consciência reflexiva inter-relacionada com as memórias da formação profissional, assim tornando a experiência concreta e válida para o processo de socialização dos conhecimentos específicos do contexto pedagógico de professores de LI.

Palabras clave : Formação de Professores; Língua Inglesa; Proficiência Linguístico-Comunicativo-Pedagógica; Exame de Proficiência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )