SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue72Washback effect of an application of a proficiency examination for teachersFactors related to school delay in the State of Minas Gerais author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

JESUS, Girlene Ribeiro de; REGO, Renata Manuelly de Lima  and  SOUZA, Victor Vasconcelos de. Evidências de validade de conteúdo da prova de psicologia do ENADE. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.858-884. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4897.

O presente estudo tem como objetivo analisar evidências de validade com base no conteúdo da prova de psicologia aplicada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015. Foi utilizada a blueprint, ferramenta recomendada pela literatura internacional que embasa o planejamento dos testes. Houve divergência significativa entre as competências e habilidades apresentadas na matriz de referência e a demanda cognitiva solicitada na maior parte das questões objetivas. Há habilidades presentes na matriz que não foram contempladas na prova e outras foram contempladas com apenas um único item, o que compromete a confiabilidade da medida. As análises mostraram a necessidade do uso de técnicas que podem melhorar essa fonte primária de evidência.

Keywords : Validade; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Blueprint; Demanda Cognitiva.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )