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Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

JESUS, Girlene Ribeiro de; REGO, Renata Manuelly de Lima  y  SOUZA, Victor Vasconcelos de. Evidências de validade de conteúdo da prova de psicologia do ENADE. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.858-884. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4897.

O presente estudo tem como objetivo analisar evidências de validade com base no conteúdo da prova de psicologia aplicada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015. Foi utilizada a blueprint, ferramenta recomendada pela literatura internacional que embasa o planejamento dos testes. Houve divergência significativa entre as competências e habilidades apresentadas na matriz de referência e a demanda cognitiva solicitada na maior parte das questões objetivas. Há habilidades presentes na matriz que não foram contempladas na prova e outras foram contempladas com apenas um único item, o que compromete a confiabilidade da medida. As análises mostraram a necessidade do uso de técnicas que podem melhorar essa fonte primária de evidência.

Palabras clave : Validade; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Blueprint; Demanda Cognitiva.

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