SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número72O efeito retroativo de um exame de proficiência para professoresFatores relacionados ao atraso escolar no estado de Minas Gerais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

JESUS, Girlene Ribeiro de; REGO, Renata Manuelly de Lima  e  SOUZA, Victor Vasconcelos de. Evidências de validade de conteúdo da prova de psicologia do ENADE. Est. Aval. Educ. [online]. 2018, vol.29, n.72, pp.858-884. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v29i72.4897.

O presente estudo tem como objetivo analisar evidências de validade com base no conteúdo da prova de psicologia aplicada no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2015. Foi utilizada a blueprint, ferramenta recomendada pela literatura internacional que embasa o planejamento dos testes. Houve divergência significativa entre as competências e habilidades apresentadas na matriz de referência e a demanda cognitiva solicitada na maior parte das questões objetivas. Há habilidades presentes na matriz que não foram contempladas na prova e outras foram contempladas com apenas um único item, o que compromete a confiabilidade da medida. As análises mostraram a necessidade do uso de técnicas que podem melhorar essa fonte primária de evidência.

Palavras-chave : Validade; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); Blueprint; Demanda Cognitiva.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )