SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73EFECTOS DE BOLSA FAMÍLIA EN LAS DESIGUALDADES EDUCATIVAS ENFRENTADAS POR SUS BENEFICIARIOSEVALUACIÓN DEL PIBID POR LICENCIADOS EGRESADOS: UN ESTUDIO DE CASO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BOAS, FERNANDA LITVIN VILLAS; MARTINS, LEILA CHALUB  y  SOARES NETO, JOAQUIM JOSÉ. CONTRIBUIÇÕES DA THEORY-DRIVEN EVALUATION PARA AVALIAÇÃO DO PIBID. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.70-102.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5852.

O presente artigo tem como objetivo discutir o processo de formulação e implementação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), a partir do arcabouço teórico-metodológico da Theory-Driven Evaluation (TDE). O Pibid tem como propósito qualificar a formação inicial de professores a partir da inserção do licenciando no cotidiano das escolas da rede pública. Para a construção do modelo de ação e de mudança sugeridos por essa abordagem, foi utilizada metodologia qualitativa e os dados foram discutidos com base na análise de conteúdo. O seu modelo de ação evidencia a articulação entre as instituições parceiras e os atores, mobilizados por instrumentos de incentivo e valorização, que resulta em um modelo de mudança eficaz. Verificou-se que o Pibid atua sobre os determinantes corretos, resultando em mudanças significativas no processo de formação inicial de professores. A análise do modelo mostra que o Pibid interfere positivamente no processo de formação inicial docente.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES; THEORY-DRIVEN EVALUATION; PIBID.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )