SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73CONTRIBUCIONES DE LA THEORY-DRIVEN EVALUATION PARA LA EVALUACIÓN DEL PROGRAMA PIBIDEVALUACIÓN DE PROYECTOS Y DESARROLLO DEL PENSAR EVALUATIVO: RELATO DE UN RECORRIDO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

GOES, GRACIETE TOZETTO  y  BRANDALISE, MARY ÂNGELA TEIXEIRA. AVALIAÇÃO DO PIBID POR LICENCIADOS EGRESSOS: UM ESTUDO DE CASO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.104-137.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5813.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa que objetivou avaliar o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), desenvolvido em uma universidade pública estadual paranaense, com egressos de licenciaturas que participaram do programa por um período igual ou superior a um ano letivo, no período de 2010 a 2015. O referencial teórico fundamenta-se na avaliação de programas educacionais. A participação no Pibid, segundo os egressos, contribuiu significativamente para a aprendizagem da docência, a formação inicial e a atuação docente. A pesquisa indica que a avaliação de programas educacionais centrada nos participantes egressos é necessária para a análise das contribuições e das fragilidades, bem como para o aprimoramento do programa, embora seja desafiadora.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; ESTUDANTES EGRESSOS; PIBID; EDUCAÇÃO SUPERIOR.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )