SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue73EVALUATION OF PIBID BY RECENTLY GRADUATED STUDENTS IN TEACHING: A CASE STUDYCONTINUOUS EVALUATION OF HIGHER EDUCATION PROGRAMS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

VARGAS, ANA CAROLINA; PEREZ, TEREZA  and  DIAZ, PATRICIA. AVALIAÇÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAR AVALIATIVO: RELATO DE UM PERCURSO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.138-168.  Epub July 16, 2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821.

A principal finalidade deste artigo é jogar luz ao potencial pedagógico das avaliações de projetos e programas sociais e educacionais para o desenvolvimento do pensar avaliativo das organizações e de suas equipes. Apresentam-se o relato sobre o percurso avaliativo de uma organização da sociedade civil do campo educacional e a análise das aprendizagens geradas pelo processo avaliativo de um de seus projetos, baseados em percepções reflexivas e autoavaliativas dos profissionais envolvidos obtidas por meio de entrevistas semidirigidas individuais e coletivas. Observou-se que o processo avaliativo, realizado de maneira interativa e dialógica, pôde contribuir para a ampliação da consciência crítica sobre o projeto, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio avaliativo dos participantes, orientando-os para o pensar e o saber-fazer avaliativo crítico, autônomo e emancipatório. Conclui-se que a potência pedagógica das avaliações de projetos para a construção de um pensamento avaliativo nas organizações é ampla, mas ainda timidamente explorada.

Keywords : AVALIAÇÃO DE PROJETOS; APRENDIZAGEM; AMBIENTE PARTICIPATIVO; CULTURA DE AVALIAÇÃO.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )