SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73AVALIAÇÃO DO PIBID POR LICENCIADOS EGRESSOS: UM ESTUDO DE CASOAVALIAÇÃO CONTINUADA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

VARGAS, ANA CAROLINA; PEREZ, TEREZA  e  DIAZ, PATRICIA. AVALIAÇÃO DE PROJETOS E DESENVOLVIMENTO DO PENSAR AVALIATIVO: RELATO DE UM PERCURSO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.138-168.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5821.

A principal finalidade deste artigo é jogar luz ao potencial pedagógico das avaliações de projetos e programas sociais e educacionais para o desenvolvimento do pensar avaliativo das organizações e de suas equipes. Apresentam-se o relato sobre o percurso avaliativo de uma organização da sociedade civil do campo educacional e a análise das aprendizagens geradas pelo processo avaliativo de um de seus projetos, baseados em percepções reflexivas e autoavaliativas dos profissionais envolvidos obtidas por meio de entrevistas semidirigidas individuais e coletivas. Observou-se que o processo avaliativo, realizado de maneira interativa e dialógica, pôde contribuir para a ampliação da consciência crítica sobre o projeto, favorecendo o desenvolvimento do raciocínio avaliativo dos participantes, orientando-os para o pensar e o saber-fazer avaliativo crítico, autônomo e emancipatório. Conclui-se que a potência pedagógica das avaliações de projetos para a construção de um pensamento avaliativo nas organizações é ampla, mas ainda timidamente explorada.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DE PROJETOS; APRENDIZAGEM; AMBIENTE PARTICIPATIVO; CULTURA DE AVALIAÇÃO.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )