SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73DEMOCRATIZACIÓN DEL ACCESO A LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN DEBATE: EVALUACIÓN DE PROUNIDIEZ AÑOS DE PROINFÂNCIA: EFECTOS DE UNA POLÍTICA PÚBLICA DE INDUCCIÓN índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

ATHAYDE, ANDRÉ LUIZ MENDES  y  BARBOSA, TELMA REGINA DA COSTA GUIMARÃES. AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS: CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS EM FOCO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.224-252.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5724.

Este artigo trata da avaliação de um expressivo programa do governo federal: Ciência sem Fronteiras. A avaliação de políticas e programas públicos tem sido apontada pela literatura como capaz de subsidiar a formulação de intervenções governamentais e o controle de sua execução. Essa experiência recente de internacionalização do ensino superior no Brasil, manifestada pelo referido programa, apesar de apresentar benefícios potenciais, também aponta deficiências que precisam ser solucionadas. Os resultados deste estudo, que não podem, obviamente, ser generalizados para todas as bolsas já distribuídas no Brasil, mostraram processos bem-sucedidos do Programa Ciência sem Fronteiras, assim como algumas falhas pontuais. Mesmo apresentando limitantes típicos de estudos de abordagem qualitativa, como o reduzido grau de reprodutibilidade, a presente pesquisa estimula a reflexão com respeito aos programas públicos de internacionalização do ensino superior no Brasil e o aprofundamento do tema.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; POLÍTICAS PÚBLICAS; PROGRAMA GOVERNAMENTAL; CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )