SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue73EVALUATION OF GOVERNMENTAL PROGRAMS: CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS IN FOCUSIMPACT OF CHILD DEVELOPMENT CENTERS IN THE FIRST YEAR OF PRESCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Estudos em Avaliação Educacional

Print version ISSN 0103-6831On-line version ISSN 1984-932X

Abstract

FALCIANO, BRUNO TOVAR; NUNES, MARIA FERNANDA REZENDE  and  SANTOS, EDSON CORDEIRO DOS. DEZ ANOS DO PROINFÂNCIA: EFEITOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INDUÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.254-278.  Epub July 16, 2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5719.

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que analisa o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil no estado do Rio de Janeiro, com foco nos efeitos desse programa federal em uma de suas metas, a de garantir o acesso à creche e à pré-escola com a construção de novos estabelecimentos a partir de projetos-padrão. Utilizaram-se o sistema de monitoramento de obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para identificar as obras concluídas, e o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a fim de comparar as condições da rede antes e após dez anos de lançamento do programa. Observou-se que a creche foi a maior beneficiada por esse atendimento, além de os dados sugerirem possíveis méritos na indução de um padrão mínimo de referência de qualidade. Entretanto, o programa não foi sempre determinante para a expansão da rede de educação infantil.

Keywords : PROINFÂNCIA; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; MONITORAMENTO; EDUCAÇÃO INFANTIL.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )