SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73EVALUACIÓN DE PROGRAMAS GUBERNAMENTALES: ENFOQUE EN CIÊNCIA SEM FRONTEIRASIMPACTO DE LOS ESPACIOS DE DESARROLLO INFANTIL EN EL PRIMER AÑO PREESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

FALCIANO, BRUNO TOVAR; NUNES, MARIA FERNANDA REZENDE  y  SANTOS, EDSON CORDEIRO DOS. DEZ ANOS DO PROINFÂNCIA: EFEITOS DE UMA POLÍTICA PÚBLICA DE INDUÇÃO. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.254-278.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5719.

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa mais ampla que analisa o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil no estado do Rio de Janeiro, com foco nos efeitos desse programa federal em uma de suas metas, a de garantir o acesso à creche e à pré-escola com a construção de novos estabelecimentos a partir de projetos-padrão. Utilizaram-se o sistema de monitoramento de obras do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para identificar as obras concluídas, e o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, a fim de comparar as condições da rede antes e após dez anos de lançamento do programa. Observou-se que a creche foi a maior beneficiada por esse atendimento, além de os dados sugerirem possíveis méritos na indução de um padrão mínimo de referência de qualidade. Entretanto, o programa não foi sempre determinante para a expansão da rede de educação infantil.

Palabras clave : PROINFÂNCIA; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; MONITORAMENTO; EDUCAÇÃO INFANTIL.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )