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Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

KOSLINSKI, MARIANE C.  e  BARTHOLO, TIAGO LISBOA. IMPACTO DOS ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO PRIMEIRO ANO NA PRÉ-ESCOLA. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.280-311.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.5850.

O artigo analisa o impacto do principal programa para a educação infantil, adotado pela rede municipal da cidade do Rio de Janeiro a partir de 2010, no desenvolvimento cognitivo das crianças da pré-escola. Discute o desenho metodológico, os resultados de pesquisas internacionais e a escassez de estudos com desenhos robustos no contexto brasileiro. Uma amostra aleatória de 46 escolas (2.716 crianças), em duas ondas: início e final de 2017, pertencente ao estudo Linha de Base Brasil (LBB), foi empregada no tratamento estatístico de dados. A análise descritiva dos dados sugere uma associação de mesmo sentido entre a frequência ao programa e o desenvolvimento em linguagem. No entanto, análises multivariadas utilizando modelos hierárquicos com diversos controles não indicam um efeito do programa no desenvolvimento cognitivo no curto prazo.

Palavras-chave : ESTUDO LONGITUDINAL; AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR; PRIMEIRA INFÂNCIA.

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