SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73IMPACTO DE LOS ESPACIOS DE DESARROLLO INFANTIL EN EL PRIMER AÑO PREESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Estudos em Avaliação Educacional

versión impresa ISSN 0103-6831versión On-line ISSN 1984-932X

Resumen

BAUER, ADRIANA  y  FERNANDES, FABIANA SILVA. TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS: ENTREVISTA COM CHRIS CORYN. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.314-325.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.6229.

Nesta entrevista, Chris Coryn, diretor do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Avaliação, professor de Avaliação na Western Michigan University e editor-executivo do Journal of MultiDisciplinary Evaluation, explica conceitos e características essenciais da avaliação de programas, dimensão da avaliação ainda pouco explorada na área educacional no Brasil. O pesquisador comenta sobre alguns dos desafios atuais do campo da avaliação de programas, destacando tendências metodológicas e questões éticas recorrentes na prática avaliativa profissional; discute conhecimentos, habilidades e competências que deveriam ser consideradas na formação do avaliador profissional; e critica abordagens avaliativas atuais que desconectam a avaliação de programas da atribuição de valor e da discussão sobre valores e valoração que, a seu ver, são seus elementos distintivos.

Palabras clave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; DESENHOS DE PESQUISA AVALIATIVA; FORMAÇÃO DO AVALIADOR; ABORDAGENS AVALIATIVAS.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )