SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número73IMPACTO DOS ESPAÇOS DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL NO PRIMEIRO ANO NA PRÉ-ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Estudos em Avaliação Educacional

versão impressa ISSN 0103-6831versão On-line ISSN 1984-932X

Resumo

BAUER, ADRIANA  e  FERNANDES, FABIANA SILVA. TENDÊNCIAS E DESAFIOS NA AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS EDUCACIONAIS: ENTREVISTA COM CHRIS CORYN. Est. Aval. Educ. [online]. 2019, vol.30, n.73, pp.314-325.  Epub 16-Jul-2019. ISSN 1984-932X.  https://doi.org/10.18222/eae.v30i73.6229.

Nesta entrevista, Chris Coryn, diretor do Programa de Doutorado Interdisciplinar em Avaliação, professor de Avaliação na Western Michigan University e editor-executivo do Journal of MultiDisciplinary Evaluation, explica conceitos e características essenciais da avaliação de programas, dimensão da avaliação ainda pouco explorada na área educacional no Brasil. O pesquisador comenta sobre alguns dos desafios atuais do campo da avaliação de programas, destacando tendências metodológicas e questões éticas recorrentes na prática avaliativa profissional; discute conhecimentos, habilidades e competências que deveriam ser consideradas na formação do avaliador profissional; e critica abordagens avaliativas atuais que desconectam a avaliação de programas da atribuição de valor e da discussão sobre valores e valoração que, a seu ver, são seus elementos distintivos.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS; DESENHOS DE PESQUISA AVALIATIVA; FORMAÇÃO DO AVALIADOR; ABORDAGENS AVALIATIVAS.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )